Pesquisa realizada pelos integrantes do LARCC (Anderson M. Maliszewski e Dalvan Griebler) em conjunto com pesquisadores da UFRGS (Eduardo Roloff, Luciano P. Gaspary e Philippe O. A. Navaux) teve seus resultados aceitos e publicados na vigésima edição da conferência ICCSA (International Conference on Computational Science and Its Applications), realizada em julho deste ano na cidade de Cagliari, Itália. Em decorrência da pandemia, a apresentação foi realizada de forma online. O artigo completo pode ser acessado pelo link.

Anderson descreveu um pouco desta experiência para nós “Foi uma experiência muito positiva, pois foi a primeira vez que apresento um artigo em inglês, apesar de não ser uma apresentação presencial. Houveram momentos de nervosismo durante a apresentação e no momento das perguntas, mas a prática leva à melhorias. Espero para os próximos eventos continuar melhorando tanto na dicção, quando no inglês.”

Anderson também detalha que este artigo avalia o tempo de execução que aplicações com alta demanda de recursos computacionais, performam em um ambiente de nuvem computacional baseado em contêineres, utilizando-se a técnica de agregação de placas de rede. No estudo, utilizou-se o padrão IEEE 802.3ad para realizar as agregações, além das variantes de 4 e 2 placas de rede agregadas, além do ambiente nativo com 1 placa de interconexão, em conjunto com 3 políticas de transmissão diferentes (algoritmos de transmissão de rede). Foram escolhidas 4 aplicações pertencentes ao conjunto de aplicações NPB (NAS Parallel Benchmarks) criado pelo NASA para avaliar o desempenho de supercomputadores paralelos. Todos os experimentos foram executados na infraestrutura computacional do LARCC. Ao final do estudo, foram descobertas a efetividade da utilização da técnica de agregação, uma vez que o correto algoritmo de transmissão for selecionado, melhorando o desempenho das aplicações em até ≈40%. Este estudo dá continuidade a pesquisas já publicadas anteriormente, no artigo publicado no ISCC 2019, no qual outro outro modo de agregação foi utilizado, e no artigo publicado no HPCS 2017, no qual aplicações concorrentes e com diferentes propósitos foram utilizadas.