Ricardo em frente à CePES

O egresso do curso de Sistemas de Informação da SETREM e membro do Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem (LARCC) da Setrem, Ricardo Leonarczyk, foi aprovado no mestrado em Ciências da Computação, na PUCRS. Ele foi contemplado com uma bolsa de estudos oferecida através do convênio entre a PUCRS e a empresa HP Inc.

O estudante interessou-se pela área da pesquisa no decorrer da graduação em sistemas de informação. Isso o fez procurar a mentoria e os recursos computacionais do LARCC para realizar seu trabalho de conclusão de curso, assim começando a jornada na iniciação científica. Atualmente o mesmo colabora com o LARCC como pesquisador associado.

“Dentro do LARCC eu pude entender melhor como funciona esse processo de fazer pesquisa, desde a revisão da literatura científica até a parte mais prática de experimentação”, afirma Ricardo. As publicações dos trabalhos realizados no laboratório, bem como outros projetos desenvolvidos durante a graduação, foram utilizados como critérios no processo seletivo.

Para estudantes que desejam seguir uma carreira acadêmica, o LARCC oferece uma base teórica e prática para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, oferece uma infraestrutura computacional adequada para realizar pesquisas avançadas.

Com relação ao mestrado, Ricardo declara estar confiante que irá conseguir evoluir muito como pesquisador junto à PUCRS. “Também fico feliz que a PUCRS como universidade seja bastante próxima da indústria, o que proporciona colaborações interessantes e permite que a pesquisa gere impacto com maior facilidade”, ressalta.

No momento, Ricardo participa do Grupo de Modelagem de Aplicações Paralelas (GMAP), focado na área da computação de alto desempenho. Ele também faz parte do LIS (Laboratório de Inovação em Software), trabalhando com a aplicação da inteligência artificial em tecnologias assistivas para deficientes visuais.