Os egressos do curso de Sistemas de Informação da SETREM e membros do Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem (LARCC) da Setrem, Gabriel Rustick Fim e Luan Dopke, foram aprovados no mestrado em Ciências da Computação, pela PUCRS. Ambos receberam bolsas de estudo: Luan foi agraciado com a bolsa da empresa SAP em convênio com a PUCRS, enquanto Gabriel foi contemplado com uma bolsa da CAPES.

Ambos estudantes interessaram-se pela área da pesquisa no decorrer da graduação em Sistemas de Informação, adentrando na iniciação científica nos primeiros anos do curso. A mentoria e os recursos computacionais do LARCC foram essenciais para realizar seus trabalhos de conclusão de curso. Atualmente ambos colaboram com o LARCC como pesquisadores associados.

“Sempre achei monótono trabalhar em empresas, por isso me interessei pela iniciação científica. Lá posso fazer pesquisas diversas e desafiadoras, o que me motiva muito. É uma jornada estimulante para meu crescimento pessoal e acadêmico”, afirma Luan.  

“Escolhi a PUCRS por ser universidade referência em pesquisa nesta área, inclusive tendo a nota mais alta avaliada pelo MEC, e gostaria de continuar a realização de pesquisas e expansão das minhas áreas de conhecimento”, afirma Gabriel. As publicações dos trabalhos realizados no laboratório, bem como outros projetos desenvolvidos durante a graduação, foram utilizados como critérios no processo seletivo do mestrado.

Para estudantes que desejam seguir uma carreira acadêmica, o LARCC oferece uma base teórica e prática para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, oferece uma infraestrutura computacional adequada para realizar pesquisas avançadas.

No momento, Luan e Gabriel fazem parte do Grupo de Modelagem de Aplicações Paralelas (GMAP). O foco do estudante Luan no mestrado está voltado para a área de inteligência artificial e data stream, enquanto o Gabriel estuda a área de Data Stream e Programação Paralela.