LARCC (Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem)
LARCC é a abreviação do nome em Inglês “Laboratory of Advanced Research on Cloud Computing” e da tradução para o Português “Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem”, que está localizado na Faculdade Três de Maio (SETREM) e registrado no repositório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é desenvolver pesquisas avançadas na área da Ciência da Computação para contribuir com novas tecnologias, técnicas, análises, algoritmos, mecanismos, metodologias e soluções que são aplicados para ou que usam computação em nuvem. A criação deste laboratório e assim também denominado de grupo de pesquisa, surgiu da eminente demanda de pesquisas e tecnologias sobre computação em nuvem no mundo. O LARCC é composto por uma equipe de pessoas e parceiros, que colaboram com suporte financeiro e intelectual para o avanço científico e tecnológico.

No contexto de laboratório, o LARCC visa oferecer uma infraestrutura de excelência para a realização de pesquisas, sejam elas com os parceiros internos ou externos e membros da equipe. Como grupo de pesquisa, o LARCC visa desenvolver pesquisas com nível de excelência internacional e contribuir com a formação de pesquisadores para o mercado de trabalho. Portanto, objetivamente o LARCC visa:

  • Desenvolver projetos de pesquisas com contribuições científicas relevantes;
  • Realizar parcerias com instituições públicas e privadas ou empresas de tecnologia da informação;
  • Gerar novas tendências, resultados e novos paradigmas para a computação;
  • Produzir conhecimento por meio de artigos científicos, apresentações, workshops, cursos, treinamentos, palestras;
  • Oferecer infraestrutura física, computacional para outras unidades da instituição de ensino;
  • Aproximar a pesquisa acadêmica com as empresas/instituições para atender as necessidades evolutivas e transformações tecnológicas, através de projetos de pesquisa colaborativos.

Desde sua fundação em 2014, o LARCC vem desenvolvendo projetos de pesquisa e inovação com empresas da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, tais como os projetos AGROCOMPUTAÇÃO com a TECNICON Sistemas e HiPerfCloud com a Abase Sistemas. Também são desenvolvidos projetos com órgãos governamentais tais como o projeto ParaElastic com a FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul) e SParCloud com o CNPq. As pesquisas que são realizadas abrangem diversas áreas da computação e possui/promove a colaboração com outras áreas, como agricultura, saúde e engenharias.

Durante estes anos, algumas parcerias e cooperações nacionais e internacionais foram firmadas com pessoas de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa. Isso tem possibilitado uma maior colaboração e evolução dos projetos que são realizados no laboratório. As cooperações nacionais são estabelecidas com pesquisadores/professores da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No contexto internacional, as colaborações existem com a Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), da Alemanha, National College of Ireland (NCI), Irlanda e com Università di Pisa (UNIPI), Itália. Com todas estas universidades existem projetos ou trabalhos de pesquisa conjuntos.

Histórico

Um breve resumo da evolução do ambiente e do grupo de pesquisa

Evolução do Ambiente

O LARCC foi fundado pelo Prof. Dalvan Jair Griebler em 10/08/2014 com o apoio dos Prof. Fauzi Shubeita e Prof. Vera L. L. Benedetti, após iniciar o primeiro projeto de pesquisa com uma empresa do ramo de Tecnologia da Informação (TI), Abase Sistemas e Soluções LTDA. Ela iniciou o apoio financeiro através de uma bolsa de iniciação científica e doação de equipamentos, como servidores e dispositivos de rede. Para montar o laboratório, além dos equipamentos doados, foram usados computadores e servidores em desuso que faziam parte do Laboratório de Redes da SETREM. Ou seja, o LARCC não tinha ambiente próprio.

Em 2015 conseguimos um espaço ao fundo do Laboratório de redes, com os mesmos recursos computacionais e um Nobreak foi adquirido. Assim, conseguimos isolar o nosso ambiente computacional das aulas que aconteciam durante as noites dentro do laboratório.

Entre 2016 e 2017 ampliamos o espaço físico que havíamos adquirido ao fundo do laboratório de redes, uma vez que recebemos a doação de equipamentos em desuso do Terra.

Em 2018 conseguimos um espaço totalmente dedicado ao LARCC. Herdamos a sala do laboratório de redes, onde reformulamos todo o espaço físico e toda a instalação elétrica foi refeita. Agora o LARCC conta com um ambiente de data center e um ambiente de pesquisa. Novos servidores e equipamentos também foram adquiridos com projetos de pesquisa.

Em resumo, o laboratório atualmente conta com uma infraestrutura computacional de alto poder computacional e postos de trabalho com computadores para a realização de pesquisas avançadas. A manutenção dos equipamentos é feita por membros da equipe e a atualização/melhoria da infraestrutura é financiada por projetos de pesquisa, doações e pela SETREM.

Evolução do Grupo

O grupo de pesquisa começou a se formar em 2013 através do primeiro trabalho de conclusão de curso na área de computação em nuvem. Em Agosto de 2014, com o primeiro projeto de pesquisa, conseguimos financiamento de bolsa de iniciação científica. Isso foi fundamental para ter estudantes realizando pesquisa com dedicação exclusiva. Outros alunos também começaram a fazer parte do grupo, realizando trabalhos de conclusão de curso em Redes de Computadores e Sistemas de Informação. A maioria dos alunos atua de maneira voluntária e em tempo parcial. Com novos projetos de pesquisa, tanto com empresas e órgãos de fomento governamental, o número de bolsistas aumentou, equilibrando em relação a quantidade de voluntários em tempo parcial.

A pesquisa produzida pelo grupo focou inicialmente em infraestrutura e gerenciamento de computação em nuvem, com forte influência dos alunos do curso de Redes de Computadores da SETREM até meados de 2015. A partir de 2016, começou-se atuar também em outras área da ciência da computação, tais como banco de dados, inteligência artificial, programação paralela e distribuída e entre outros com a influência dos alunos do curso de Sistemas de Informação da SETREM. A parceria com pesquisadores de outras universidades também contribuí para a atuação em diferentes temas da área da computação. Nos últimos anos (a partir de 2019), o grupo também tem se aproximado da área agrícola. O objetivo é criar/desenvolver soluções inovadoras com o uso de tecnologia da informação abordando Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Computação em Nuvem.

As contribuições científicas do grupo iniciaram a nível regional, expandindo-se para os níveis nacional e internacional. As publicações em periódicos, conferências e relatórios podem ser acessados na página do grupo. Além de produzir contribuições científicas relevantes, o grupo também busca formar pessoas para a indústria e academia. A maior parte dos membros têm conseguido ingressar no mestrado em outras instituições renomadas de pesquisa tais como PUCRS e UFRGS. Somado a isso, os alunos formados que não estão na pós-graduação, estão atuando em empresas de tecnologia da informação.