Equipe do LARCC ministrou um  minicurso na ERAD/RS

Os membros do LARCC Anderson M. Maliszewski e Adriano Vogel em conjunto com seus orientadores (Dalvan Griebler, Claudio Schepke e Philippe O. A. Navaux), apresentaram um minicurso intitulado “Ambiente de Nuvem Computacional Privada para Teste e Desenvolvimento de Programas Paralelos” no evento XX Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (ERAD/RS 2021). O minicurso teve duração de 2 horas, tendo uma parte conceitual e outra prática, que pode ser vista no vídeo abaixo.

Além da apresentação do minicurso, os autores também escreveram um capítulo de livro sobre o assunto disponível no link e tem o seguinte resumo:

“A computação de alto desempenho costuma utilizar agregados de computadores para a execução de aplicações paralelas. Alternativamente, a computação em nuvem oferece recursos computacionais distribuídos para processamento com um nível de abstração além do tradicional, dinâmico e sob-demanda. Este capítulo tem como objetivo introduzir conceitos básicos, apresentar noções básicas para implantar uma nuvem privada e demonstrar os benefícios para o desenvolvimento e teste de programas paralelos em nuvem.“

O minicurso teve como objetivo introduzir para os alunos conceitos básicos, implantar uma nuvem privada e demonstrar os benefícios para uso no desenvolvimento e teste de programas paralelos. Executar aplicações paralelas em ambientes de nuvem é um tópico relevante para a atualidade bem como para os próximos anos tanto para a indústria quanto para a academia, pois os ambientes computacionais para execução de aplicações estão se tornando mais dinâmicos e/ou compartilhados. Por exemplo, diversas aplicações existentes precisam ser portadas para ambientes de nuvem e novas aplicações são desenvolvidas usando APIs (Application Programming Interface) da nuvem. Portanto, desempenho e uso eficiente de recursos demanda conhecimentos acerca do funcionamento do ambiente e sobre como executar aplicações. Os profissionais de TI precisam ser treinados e qualificados para usar eficientemente os ambientes e sistemas computacionais que estão em constante evolução.