No início de outubro de 2024, teve início o projeto “Estudo de Técnicas de Armazenamento Eficiente de Grandes Volumes de Dados de Sensores em Nuvem Privada”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O estudo está sendo conduzido por Crístofer Mateus Rutzen, estudante do segundo semestre do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação na Faculdade Três de Maio, que recentemente deu início à sua trajetória de iniciação científica no LARCC. O aluno é orientado pelo professor e coordenador do laboratório, Dr. Adriano Vogel.
Para Crístofer, o projeto é uma oportunidade de imersão prática na área de computação em nuvem e bancos de dados. “A bolsa será excelente para desenvolver meus conhecimentos nesta área e me inserir no mundo da pesquisa computacional, conhecimentos que espero aplicar ao longo do curso e em minha vida profissional”, afirma o estudante.
O projeto de pesquisa visa explorar soluções para o armazenamento eficiente de dados de sensores, um desafio crescente com o aumento de dispositivos e volumes de dados gerados. A coleta e transmissão desses dados para centrais de processamento, onde são armazenados para futuras análises, exigem infraestrutura robusta em ambientes de computação em nuvem. No entanto, a necessidade de armazenamento eficiente e de acesso rápido e consistente demanda desenvolvimento de novas tecnologias e práticas de engenharia da computação.
O LARCC, por sua vez, permanece de portas abertas para estudantes interessados em se engajar em pesquisa científica. O laboratório incentiva a participação em projetos de pesquisa inovadores e oferece suporte a quem busca aprimorar seus conhecimentos e desenvolver soluções relevantes.