ERAD 2020

Organizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a 20ª edição da ERAD/RS (Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul) aconteceu no mês de abril. De forma excepcional devido à pandemia do COVID-19, o evento foi totalmente virtual. Sob a orientação do Prof. Dalvan (coordenador do LARCC), dois alunos apresentaram seus trabalhos de pesquisa.

O pesquisador de iniciação científica Ricardo Leonarczyk, apresentou no dia 14 de abril o artigo intitulado “Implementação MPIC++ dos kernels NPB EP, IS e CG” na Sessão de Iniciação Científica. O estudo visa contribuir com esforços prévios para disponibilizar os NAS Parallel benchmarks na linguagem C++, focando-se no aspecto de programação em memória distribuída com MPI. Esse benchmark foi criado originalmente pelos engenheiros da NASA e está disponível na linguagem Fortran. Ele é formado por um conjunto de programas que representam o domínio de aplicações da área de simulação da dinâmica de fluidos. Ou seja, algoritmos usados para projetar os foguetes da NASA. No artigo foram apresentadas implementações em linguagem C++ do CG, EP e IS portadas da versão MPI original do NPB. Os experimentos realizados demonstram que a versão proposta dos benchmarks obteve um desempenho próximo da original. A contribuição principal é permitir que outros pesquisadores ou profissionais possam usar e testar ferramentas de programação em C++, bem como permitir avaliar o desempenho de supercomputadores e sistemas computacionais de larga escala.

Ricardo Leonarczyk na ERAD 2020

O artigo é resultado parcial do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. A apresentação completa está disponível em https://youtu.be/fE5ZNMvCNks.

O pesquisador de mestrado Anderson Mattheus Maliszewski (UFRGS) apresentou no dia 17 de abril o artigo denominado “Avaliando o Impacto da Rede no Desempenho e Custo de Execução de Aplicações HPC”. Este trabalho busca dar prosseguimento a trabalhos anteriores na área de redes de computadores, avaliando o impacto que a interconexão exerce em programas paralelos, sendo ela provida usando o padrão Gigabit Ethernet ou por meio de uma interconexão voltada para aŕea de alto desempenho (HPC), conhecida como InfiniBand. Desta forma, testes foram executados onde obteve-se o desempenho e custo de execução estimado de aplicações sintéticas e reais que demandam um alto poder computacional. Como resultado, demonstrou-se que a interconexão desempenha um papel crucial nas aplicações que possuem maior utilização da rede, sendo possível otimizar seu desempenho significativamente quando utilizado uma interconexão mais rápida.

Anderson Maliszewski na ERAD 2020

O artigo faz parte de resultados parciais para o desenvolvimento da Dissertação de Mestrado do curso de Ciência da Computação – UFRGS, orientado pelo Prof. Philippe Navaux (UFRGS) e co-orientado pelo Prof. Dalvan Griebler (coordenador do LARCC). A apresentação completa está disponível em https://youtu.be/ohat4NXIIX8.