Este ano, o IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC) foi realizado em Barcelona, Espanha, durante o período de 30 de junho e 3 de julho. O coordenador do LARCC, Dr. Dalvan Gribler, estava lá para apresentar um trabalho de pesquisa intitulado Minimizing Communication Overheads in Container-based Clouds for HPC Applications, que foi escrito pelos seguintes autores: Anderson Maliszewski (UFRGS, Brasil); Adriano Vogel (PUCRS, Brasil); Dalvan Griebler (PUCRS / SETREM, Brasil); Eduardo Roloff (UFRGS, Brasil); Luiz G. Fernandes (PUCRS, Brasil); Philippe O. A. Navaux (UFRGS, Brasil). Este trabalho foi desenvolvido principalmente no LARCC quando Anderson estava trabalhando para o projeto HiPerfCloud apoiado pela empresa Abase Sistemas. Mais informações sobre o trabalho estão descritas abaixo e o documento completo estará disponível em breve na biblioteca da IEEE.
Neste trabalho, contribuímos com uma solução que usa uma técnica de agregação de rede em máquinas servidoras dedicadas para melhorar o desempenho, considerando latência e taxa de transferência. Os resultados atestaram uma melhora significativa no desempenho de aplicativos com uso intensivo de rede em um ambiente de nuvem implantado no LARCC. O resumo do artigo é apresentado abaixo.
Resumo: Embora a indústria tenha adotado o modelo de computação em nuvem, ainda há desafios significativos a serem abordados em relação à qualidade dos serviços em nuvem. Aplicativos com uso intensivo de rede podem não escalar na nuvem devido ao compartilhamento da infraestrutura de rede. Na literatura, avaliação de desempenho e estudos estão mostrando que a rede tende a limitar a escalabilidade e o desempenho dos aplicativos HPC. Portanto, propusemos a agregação de placas de interface de rede (NICs) em uma integração pronta para uso com o gerenciador de nuvem OpenNebula usando contêineres Linux. Realizamos um conjunto de experimentos usando um microbenchmark de rede para obter métricas de desempenho de rede específicas e Benchmarks paralelos do NAS para analisar o impacto no desempenho de aplicativos HPC. Nossos resultados destacam que a implementação da agregação de NIC melhora o desempenho da rede em termos de taxa de transferência e latência. Além disso, os aplicativos HPC têm diferentes padrões de comportamento ao usar nossa abordagem, que depende da comunicação e da quantidade de dados transferidos. Embora os aplicativos com uso intensivo de rede tenham aumentado o desempenho em até 38%, outros aplicativos com NICs agregados mantidos o mesmo desempenho ou apresentou um desempenho um pouco pior.